PRÊMIO SBAN ILSI 2017

REGULAMENTO TÉCNICO DO PRÊMIO SBAN ILSI 2017

Art. 1º – Sobre o Prêmio SBAN ILSI 2017
O Prêmio SBAN ILSI 2017 é uma parceria entre a Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição-SBAN e o International Life Science Institute-ILSI, associações científicas sem fins lucrativos.

Art. 2º – Do estabelecimento do Prêmio SBAN ILSI 2017
Foi estabelecido de comum acordo pelas diretorias da SBAN e do ILSI, visando a identificar, reconhecer e encorajar novos talentos da pesquisa científica e/ou tecnológica nas áreas de nutrição clínica (englobando nutrição clínica, atividade física e nutrigenômica), nutrição e saúde coletiva, nutrição experimental e ciência dos alimentos (englobando produção de refeições e tecnologia de alimentos).

Art. 3º – Dos objetivos
O Prêmio SBAN ILSI 2017 tem por objetivo identificar e premiar trabalhos pertencentes às áreas determinadas no Art. 2º e que com estes contribuam para o desenvolvimento científico e/ou tecnológico nessas áreas do saber.

Art. 4º – Das diretrizes para definição do local e data da premiação
A cerimônia de entrega do Prêmio SBAN ILSI 2017 será realizada durante o 14º Congresso Nacional da SBAN em sessão específica para essa atividade, no dia 30 de agosto de 2017, em horário a ser definido.

Art. 5º – Da premiação
Serão indicados 2 finalistas de cada área explícita no Art. 2º. O valor do Prêmio SBAN ILSI 2017 será de R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais) para o melhor trabalho de cada área, descontados deste valor, os impostos incidentes sobre o mesmo, segundo a legislação tributária vigente por ocasião da contemplação. Todos os finalistas receberão menção honrosa.

Art. 6º – Da organização do Prêmio SBAN ILSI 2017
§ 1º A organização do Prêmio SBAN ILSI 2017 caberá à Diretoria da SBAN e a Diretoria Executiva do ILSI Brasil, com apoio da secretaria executiva do congresso, Meeting Eventos.
§ 2º Os trabalhos administrativos caberão à Secretaria Executiva do Congresso.

Art. 7º – Da elegibilidade dos candidatos ao Prêmio SBAN ILSI 2017
O candidato deverá se inscrever individualmente no 14º Congresso Nacional da SBAN, ainda que participe de grupo de pesquisa.

Art. 8º – Dos temas
Poderão concorrer trabalhos científicos das áreas definidas no Art. 2º. A organização do Prêmio SBAN ILSI 2017 se reserva o direito de recusar a inscrição de trabalhos cujo tema não se enquadre no proposto supracitado.

Art. 9º – Da Comissão Julgadora do Prêmio SBAN ILSI 2017
§ 1º – A comissão julgadora será composta por 3 membros em cada área, podendo ser do governo, indústria e/ou academia.
§ 2º – Os membros da comissão julgadora serão indicados de comum acordo pela Diretoria da SBAN e pela Diretoria Executiva do ILSI Brasil. Dado o aceite de cada indicado, os mesmos serão então nomeados Membros das Comissões Julgadoras do Prêmio SBAN ILSI 2017, registrados em ata de reunião realizada com este objetivo.
§ 3º – As Comissões Julgadoras do Prêmio SBAN ILSI 2017 serão presididas e coordenadas por um dos membros de cada uma das comissões, escolhidos por votação em maioria simples pelos participantes da mesma. Havendo consenso entre os participantes está dispensado o sufrágio.

Art. 10 – Das atribuições das Comissões Julgadoras do Prêmio SBAN ILSI 2017

§ 1º – À Comissão caberá:
a) validar todas as inscrições, atendendo aos quesitos propostos nos Art. 7º e 8º, dispostos neste regulamento;
b) declarar-se isenta e independente, portanto apta a assumir as suas atribuições. Caso haja impedimento de algum de seus membros, este deverá ser substituído por novo indicado, seguindo os procedimentos propostos pelo § 2º, do Art. 9º, disposto neste regulamento;
c) realizar o processo seletivo, segundo o Art. 11, disposto neste regulamento;
d) indicar o vencedor do Prêmio SBAN ILSI 2017.
§ 2º – A Comissão apresentará os resultados de seus trabalhos até o dia 31 de julho de 2017 à Organização do Prêmio SBAN ILSI 2017.

Art. 11 – Dos critérios e etapas para seleção e avaliação

§ 1º – Etapa de avaliação de elegibilidade, segundo disposto no Art. 10, § 1º, alínea a). Candidatos que não atendam ao disposto neste parágrafo serão automaticamente desligados do processo de seleção, não necessitando para tanto serem informados do mesmo.
§ 2º – Etapa de seleção dos trabalhos. Os trabalhos serão avaliados pelos três membros da comissão julgadora de cada uma das áreas. Deverão, então, atribuir valores para cada trabalho, segundo o descrito a seguir:
a) o mérito técnico-científico da pesquisa (entre 1 e 10 pontos);
b) viabilidade do trabalho (entre 1 e 10 pontos);
c) abrangência dos benefícios para a população em geral ou seus segmentos (entre 1 e 10 pontos);
d) a contribuição da pesquisa à sua respectiva área de interesse (entre 1 e 10 pontos).
§ 3º Havendo empate entre dois ou mais candidatos, a nota referente ao mérito técnico científico, alínea a), § 2º, Art. 11, seguida da nota de contribuição à ciência, alínea d), § 2º, Art. 11, serão utilizadas, nesta ordem, para fins de desempate. Persistindo o empate, o desempate cabe ao presidente de cada Comissão Julgadora do Prêmio SBAN ILSI 2017, que indicará a solução final da questão.

Art. 12 – Do envio do trabalho
Para concorrer ao prêmio o primeiro autor deverá encaminhar o trabalho por e-mail (sban@meetingeventos.com.br), até 30 de junho de 2017 com as seguintes especificações:

1) O trabalho deverá estar na fonte Arial tamanho 11, páginas numeradas no canto superior direito, a começar pela página de rosto, e processador de textos Microsoft Wordâ. Os artigos deverão conter no máximo 06 páginas. Os arquivos também podem ser enviados em extensão PDF.

2) A página de rosto do trabalho deverá conter: a) a área do trabalho b) título do trabalho (evitar abreviaturas); c) nome de cada um dos autores (primeiro nome e sobrenome por extenso e o restante abreviado); d) titulação mais importante de cada autor; e) Instituição(ões) à(s) qual(is) o trabalho está vinculado; f) fonte financiadora e o número do projeto; g) número da aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa.

3) Resumo estruturado (objetivos, métodos, resultados e conclusões), com no máximo 200 palavras.

4) Texto: Título do trabalho. Evitar abreviaturas. O texto deve conter cada uma das seguintes seções: introdução (sucinta para apenas justificar o trabalho, contendo no final os objetivos); método (especificar o delineamento do estudo, descrever a população estudada e os métodos de seleção, definir os procedimentos empregados, detalhar o método estatístico.); resultados (claros e objetivos – o autor não deve repetir as informações contidas em tabelas e gráficos no corpo de texto); discussão (interpretar os resultados e comparar com os dados de literatura, enfatizando os aspectos importantes do estudo e suas implicações, bem como as suas limitações – acabar esta seção com as conclusões pertinentes aos objetivos do estudo).

5) Referências Bibliográficas: Devem ser numeradas e ordenadas segundo a ordem de aparecimento no texto, no qual devem ser identificadas por algarismos arábicos entre parênteses. O número máximo é de 15 referências, e devem ser relacionadas segundo o estilo Vancouver.

6) Enviar em arquivo separado ao do trabalho, um slide contendo título, autores, instituição, objetivos e conclusões.

Art. 13 – Da divulgação do Prêmio SBAN ILSI 2017
As informações sobre o Prêmio SBAN ILSI 2017 e seu regulamento serão veiculados através dos sites da SBAN e do ILSI Brasil, por email e redes sociais.

Art. 14 – Da divulgação dos resultados
Serão indicados os 2 finalistas de cada área e em seguida anunciado o vencedor no dia e hora marcados para a premiação. A divulgação pública dos resumos dos trabalhos premiados será realizada nos sites da SBAN e do ILSI.

Art. 15 – Das dúvidas e informações adicionais
Questões não dispostas neste regulamento serão deliberadas exclusivamente pela Diretoria da SBAN e pela Diretoria Executiva do ILSI Brasil não cabendo recursos ou contestações de qualquer natureza. Está proibida a utilização do nome Prêmio SBAN ILSI 2017, ou qualquer informação em seu nome que não seja emitida pelas Diretorias. O Prêmio SBAN ILSI 2017 tem caráter filantrópico e pretende única e exclusivamente estimular a produção de conhecimento no Brasil, na sua área de especialização, não tendo caráter comercial, promocional ou a apuração de lucro.