55 (11) 3297-0799
55 (11) 3266-3399
SBANews
29 Ago de 2017
SBANews
21 Ago de 2017
SBANews
07 Ago de 2017
SBANews
02 Ago de 2017
SBANews
19 Abr de 2017

Documentos Técnicos

Voltar a página anterior

NOTA DE APOIO AO DESMEMBRAMENTO DA ÁREA DE NUTRIÇÃO DO COMITÊ DE SAÚDE COLETIVA E NUTRIÇÃO DO CNPQ

A Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição - SBAN é uma entidade que congrega os pesquisadores, por volta de 1.200, da área de Nutrição, pertencentes às universidades brasileiras e é esse quadro que sem dúvida lhe confere a maior representação nacional. Desde sua fundação, 1985, realiza congressos nacionais com números significativos de trabalhos científicos apresentados e conferencistas reconhecidos, constituindo o principal fórum de discussão de assuntos científicos da área. Além disso, mantém ligações estreitas com sociedades científicas na América Latina (SLAN) e Estado Unidos (American Society for Nutrition), sendo Adhering Body da International Union of Nutritional Science (IUNS) que é a entidade mundial da Nutrição. Mantém também um periódico responsável por divulgação científica servindo aos seus membros e toda a comunidade científica. A SBAN desde 2007 abriu espaço em seus Congressos Nacionais, realizando Seminários de Pós-Graduação em Nutrição para reunir pesquisadores da área, objetivando contribuir para a criação da área de Nutrição na CAPES.

Não há dúvida do crescimento da área de Nutrição, quer pelo aumento do número de produção científica qualificada, quer pelo aumento do número de programas de pós-graduação, justificando o desmembramento da área de Nutrição do Comitê de Saúde Coletiva.

Como uma das Sociedades convidadas pelo CNPq a indicar nomes para a composição do Comitê de Saúde Coletiva e Nutrição, a SBAN espera que este órgão reconheça os fatos que levam à solicitação de desmembramento da área de Nutrição do Comitê de Saúde Coletiva e proceda de acordo.

Aguardamos um posicionamento das agências de fomento à investigação da área e principalmente do CNPq em favor do reconhecimento concreto de nossa representação e reafirmamos ativamente nossa posição de incentivo à investigação científica da área de Nutrição no Brasil.

Cumprimentamos e agradecemos a Ana Marlúcia Oliveira Assis por esses anos que junto ao CNPq representou a área de Nutrição com ética, responsabilidade e sobretudo com transparência e elegância.
 
 

São Paulo, 06 de janeiro de 2014

Olga M.S. Amancio
Presidente SBAN